quarta-feira, 25 de março de 2009

Fotos de Curitiba!

Algumas fotos da apresentação em Curitba / FRINGE feitas pelo fotógrafo Daniel Tortora.


...

...

...

...

...

sexta-feira, 20 de março de 2009

A Ingênua no "A Vida como a Vida Quer"


Opa!
A amiga Sam Shiraishi escreveu algo sobre a nossa estréia em Ctba.

Muito obrigado, Sam. Espero que tenhas a possibilidade de assistir noss'A Ingênua.

Por falar nisso, já compraram seus ingressos?

sábado, 14 de março de 2009

Téspis estréia novo espetáculo em Curitiba!

"A Ingênua" é a nova produção da Cia. de Santa Catarina que completa uma trilogia não-planejada sobre "mulheres alteradas".

Primeiro foi "Helena" - a esposa neurótica de Bodas...(um ato cotidiano) que participou do FRINGE/2004 - depois veio "Medéia" - a esposa/mãe que transforma seu amor em ódio para se vingar do marido - e agora é a vez dessa Ingênua - uma mulher que está atrás de uma vida que não lhe pertence mais. Com os dois primeiros espetáculos a Cia. recebeu vários prêmios nos principais festivais competitivos do Brasil (Pindamonhangaba, São José dos Campos, Florianópolis) e viajou por vários países (Portugal, Venezuela, Chile, Paraguai e Argentina), agora espera fazer o mesmo circuito com esse novo trabalho, a começar pelo FTC/FRINGE em Curitiba.


"Estou cansada de interpretar neuróticas, psicóticas, insanas, desesperadas, vingativas, sofredoras... mas por outro lado, fico me perguntando: : personagem equilibrado, saudável, bem resolvido, ...dá teatro? Dá uma boa dramaturgia? Dá uma boa peça? É claro que não! Os dramas e as tragédias se apoiam no aprofundamento dos conflitos e das emoções. E a comédia, nossa nova empreitada, segundo Henry Bérgson, consiste justamente no desvio de caráter. Então optamos por essa personagem que é uma "alterada" divertida para fechar a trilogia." - define Denise da Luz que interpreta uma atriz especialista em papéis de ingênua na sala de espera para uma audição.

Max Reinert dirige a Téspis Cia. de Teatro desde 1998 e já está habituado a falar sobre o universo feminino. "Como o trabalho da Cia. está centrado em uma busca a logo prazo e a parceria com Denise já existe desde 1993, acabamos por optar por temáticas/espetáculos que tragam a presença de mulheres em conflitos marcantes. Nosso trabalho se apóia sobre a construção de trabalhos que privilegiem emoções fortes, lugares por onde a alma feminina está acostumada a transitar. Nesse novo trabalho a novidade é o humor presente na cena... deixamos a tragédia de lado e fomos explorar as situações patéticas que existem no mundo, sem cair na banalidade."

A possibilidade de ser uma Cia. independente e vivendo no interior do estado de Santa Catarina é uma das razões que possibilita fazer um trabalho sem apelações ao "teatrão comercial". Além da produção da Téspis, Max Reinert sobrevive fazendo trabalhos de direção para outros grupos de teatro como diretor convidado. No momento ensaia um trabalho na cidade de Rio Negrinho e dirige o espetáculo FOTOMATÓN em Curitiba com a Alameda Cia. Teatral.

O convite partir do também diretor Cristóvão de Oliveira que estava com vontade de retornar à cena em um trabalho solo. A convivência com textos do dramaturgo venezuelano Gustavo Ott e trabalhos anteriores realizados entre eles foi o mote para inscreverem o projeto no edital do Teatro Novelas Curitibanas. A seleção de Fotomatón como um dos cinco selecionados foi o passo que faltava para darem início ao trabalho instigante que estréia em abril.

A Ingênua estréia no Teatro Odelair Rodrigues (administrado pela Alameda) no dia 22 de março, integrando a programação do FRINGE.


SERVIÇO:

Espetáculo: A Ingênua, da Téspis Cia. de Teatro (SC)
Direção: Max Reinert

Onde: Teatro Odelair Rodrigues (Av Sete de Setembro, 2436 - Centro)
Quando: 22 e 23 (dom e seg.) de março - 21h e 24 e 25 (terça e quarta) de março - 18h
Quanto: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia: estudantes, idosos e classe artística)
(o Teatro oferece convênio com o estacionamento Cetro Park, Rua João Negrão - 731)

sexta-feira, 6 de março de 2009