sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SESC promove Festival Folia das Falas entre os dias 26 e 31 de agosto


Evento visa fomentar a literatura nas suas mais diferentes formas e espaços de Itajaí/SC. 

A segunda edição de um dos maiores eventos literários da região inicia neste domingo (26), em Itajaí. O Festival Folia das Falas traz neste ano a poesia nas suas mais diferentes formas e suportes, ao alcance de todos, através de espetáculos teatrais, contação de histórias, saraus literários, shows musicais; com jazz e música popular brasileira. Os locais variam entre Teatro Municipal, Escolas Públicas, Rua Hercílio Luz e Hotel Marambaia Cabeçudas. A programação é inteiramente gratuita e segue até o dia 31 de agosto. 
Organizado pelo Setor de Cultura do Serviço Social do Comércio (SESC), de Itajaí, o evento visa possibilitar a discussão e reflexão pela estética da palavra. Tanto, que o destaque da programação de seis dias, é protagonizado pela poesia. Mas é claro, de um jeito diferente. Neste evento a poesia aparece nos palcos e nas ruas, por meio de encenações, na música, nas vozes de músicos como Alegre Corrêa, Guinha Ramires, Daniel Lucena, Volnei Varaschin e Arnou de Melo. E ela estará presente até nos causos mais divertidos de um homem do mar. E é claro, nas vozes de quem mais entende de poesia, dos poetas Celso de Alencar, Péricles Prade e Rodrigo de Haro. 
O Festival Folia das Falas já inicia neste domingo (26), com os “Causos de Seu Valti”. Entre as redes de pesca deste homem do mar, o público ouve contos divertidos, alguns reais, outros nem tanto, que falam sobre a experiência vivida em alto mar. A conversa vai acontecer na casa do Seu Valti, no bairro São João, às 19 horas. A programação segue com espetáculo no Teatro Municipal, Espetáculos de Rua, peça internacional, saraus e apresentações musicais deixando a cidade tomada pela arte.

Confira a programação completa: 

26/08 – Causos de seu Valti 
Local: Casa de seu Valti - Rua Stringari S/N - Bairro São João 
Horário: 19h 
Sinopse: A contação de histórias resgata causos e contos de um pescador. Entre as redes de pesca deste homem do mar, mais conhecido como seu Valti, o público ouve contos divertidos que falam sobre a experiência vivida ou criada por ele. 

27/08 –  “Evocações” 
Local: Teatro Municipal de Itajaí 
Horário: 20h30 
Sinopse: Tendo como base a obra em prosa poética Evocações, de Cruz e Sousa, o espetáculo é uma criação conjunta da Périplo Cia Teatral e da atriz Luiza Lorenz, com direção de Andrea Ojeda. Pontuado com trechos da biografia do poeta, três textos em prosa são encenados, utilizando diversos recursos cenográficos e de atuação que valorizam e dão ao texto um outro patamar de leitura, valorizando e redescobrindo a obra através da atuação e da encenação. 

28/08 – “Entre a Rosa e a Espada” 
Local: Teatro Municipal de Itajaí 
Horários: 15h e 20h30 
Sinopse: Na cozinha e na sala de uma casa aconchegante duas mulheres aguardam o público para contar algumas de suas histórias prediletas. Entre uma história e outra, em meio a cheiros e bordados, elas recordam momentos importantes de suas vidas, expõem seus afetos, tecem laços. Os leões, unicórnios, reis e princesas presentes nos contos fazem parte do universo fantástico de Marina Colasanti. Entre a Espada e a Rosa, Entre o Leão e o Unicórnio e Longe Como o meu Querer - os contos preferidos delas são repletos de símbolos que revelam algo de essencial presente em cada mulher. 

 29/08 – Espetáculo Internacional “La Conspiración de Los Objetos” Cia Periplo (Argentina)
 Local: Teatro Municipal de Itajaí 
Horário: 20h30 
Sinopse: São três os que têm que evocar fragmentos selecionados de uma obra que parece eterna. Inconscientes de serem ratos de experiência interpretarão, numa leitura à primeira vista, situações cênicas musicais, que os projetarão como seres do século XXI. Sem o mundo sonhado e atravessados por circunstâncias, heranças, crenças e construções que direcionam o comportamento, operam dentro de limites de uma realidade já revelada, escrita. Uma sorte de espelho quebrado, de reflexo distorcido, de imagem alterada. Autópsia do homenzinho atual, a Conspiração dos objetos nos lança a um mundo que necessita somente de indivíduos funcionais. Sobre o espetáculo: La Conspiracion de los Objetos estreou em 09 de agosto de 2008 em Buenos Aires, Argentina, e realizou uma temporada em El Astrolabio Teatro. Participou do Festival de Teatro de la Ciudad de Buenos Aires na mostra “Escenario Porteño”, do “Encuentro Com Viento y Marea” em 2008; de “La IV Muestra Iberoamericana de Teatro de Grupo de São Paulo” e apresentou-se no Teatro Municipal de Itajaí, no Galpão Cine Horto em Belo Horizonte, em Joinville, Sertãozinho e Curitiba em 2009. Apresentou-se ainda em diversos festivais na Espanha e Dinamarca. 

30/08 – “Lili reinventa Quintana” 
Local: Teatro Municipal de Itajaí 
Horário: 14h  e 16h30
Sinopse: “Lili reinventa Quintana” é uma homenagem ao centenário do poeta Mário Quintana. Era uma vez uma menina chamada Lili... que sonha... perdida entre caixas, livros, fragmentos de histórias. Então é necessário encontrar o que fazer e a chave para sair deste lugar. Uma viagem por mundos construídos através das palavras, histórias e poemas de Quintana. 

30/08 – “O sonho de Natanael” 
Local: Colégio Estadual Dep. Nilton Kucker 
Como chega: Rua Alfredo Trompowski, 506 - Vila Operaria Itajaí – SC. 
Horário: 15h30 
Sinopse: O Sonho de Natanael conta a história de um menino pobre, engraxate, que sonha em mudar de vida e principalmente em ter uma escola. Todos esses sonhos saem de dentro de um baú. O espetáculo é conduzido por dois contadores, que usam objetos para ilustrar a história. A sonoplastia e as músicas são feitas toda ao vivo, trazendo cantigas de roda, cirandas, toadas, e muitas brincadeiras que fazem parte do imaginário coletivo. 

30/08 – A letra na música de Daniel Lucena participação de Volnei Varaschin 
Local: Hotel Marambaia Cabeçudas 
Horário: 20h30 
Sinopse: O músico Daniel Lucena vai além de suas composições, mostra o lado poético de suas letras. Canções estas, que marcam a cena da música catarinense. E para o sarau musical entrar em outro embalo, o público é convidado a apreciar a boa música popular brasileira com o também compositor Volnei Varaschin. 

31/08 – “Amor por Anexins”  
Local: Rua Hercílio Luz em frente ao Museu Histórico de Itajaí 
Horário: 18h 
Sinopse: Três atores, com figurinos de época e pernas-de-pau contam a história do velho asqueroso solteirão Isaías, que tenta conquistar a viúva costureira Inês através de anexins (ditados populares e provérbios). Desiludida com o ex-noivo, que rompe o compromisso por carta depois de encontrar outra mulher em melhor situação financeira, ela resolve enfrentar o velho rabugento também por conta do dinheiro. Para que Isaías ganhe a mão de Inês, ele é desafiado a não falar Anexins durante meia hora. A história é costurada pelo mestre de pista, papel criado para abrir e fechar a peça, fazer a sonoplastia e a contra regragem cênica. 

31/08 – Poesia e Jazz 
Poetas convidados: Celso de Alencar, Péricles Prade e Rodrigo de Haro. 
Músicos convidados: Arnou de Melo, Daniel Montero, Willian Goe, Tatu, Alegre Corrêas, Guinha Ramires e Serginho do Trombone e Evandro Hasse 
Local: Hotel Marambaia Cabeçudas 
Horário: 20h30 
Sinopse: O elenco de 11 artistas selecionados a dedo traz para Itajaí, a junção da poesia e da música em alto estilo. Não basta falar de música de qualidade, esse grupo faz e interpreta o que há de melhor na cena musical. Seria como uma junção daqueles antigos boêmios, que hoje formam a história dos movimentos mais importantes da música brasileira. “Poesia e Jazz” traz um álbum refinado e além de poético.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dica para a próxima semana:

Periplo Compañia Teatral em Itajaí para apresentação única do seu espetáculo.
Entrada Franca!!!
Imperdível.


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

"Meteoros" no programa Mosaico

Entrevista da Cia. na estreia do programa Mosaico sobre a estreia de Meteoros!!!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Release: Téspis cria novas vozes para falar sobre vida e morte!

Dois corpos luminosos e fugazes cruzam o palco. No seu trajeto são portadores de um único ofício: matar/morrer.
Essa é a premissa do novo espetáculo da Téspis Cia de Teatro, chamado “Meteoros”.
Mais uma vez a companhia de Itajaí propõe-se a explorar, através do seu novo trabalho, uma pesquisa aprofundada baseada em conceitos, visões e provocações do teatro contemporâneo. Dirigida por Max Reinert, que também assina a dramaturgia e a iluminação da peça, Meteoros expõe os conflitos vividos por dois atores em cena. Uma mulher que interpreta uma atriz à beira da constatação do que seria real ou ficcional no ato de realizar o seu último papel e um homem psicologicamente perturbado com os seus desejos.

Utilizando-se de metalinguagens o diretor aposta em inovações dramatúrgicas, característica já observada no último espetáculo da companhia, “ Pequeno Inventário de Impropriedades”, cuja direção é de Denise da Luz. “Existe uma nova dramaturgia sendo construída no país que não se apoia mais numa visão aristotélica do texto. São textos (e consequentemente encenações) que apostam na fragmentação do discurso, na abertura de lacunas para serem preenchidas pelo público, na simultaneidade de histórias, na construção de signos polissêmicos. A utilização do texto dramatúrgico como uma provocação para ser dividida com o público, uma experiência compartilhada e não imposta”, explica Reinert.

Outra novidade em Meteoros é a estreia do ator Jônata Gonçalves na companhia. Convidado para participar da Téspis, através de uma seleção que o grupo realizou no mês de maio, o ator atua na cidade de Itajaí há alguns anos e já participou de outros trabalhos com distintas companhias. Jônata divide o palco com a atriz Denise da Luz, uma das fundadoras da Téspis Cia de Teatro, junto de Reinert. A atriz também assina o figurino da peça.

Além disso, o espetáculo confirma a parceria com Hedra Rockenbach, responsável pela ambientação sonora do espetáculo. Hedra também norteia os trabalhos de som do Cena11 – grupo de dança catarinense de grande reconhecimento nacional e internacional.

A Téspis Cia. de Teatro já adaptou para os palcos obras já conhecidas, como é o caso da premiada peça “Medéia - outra versão”, criada a partir da tragédia grega Medéia, de Eurípedes. Porém, na busca por um trabalho mais autoral e que reflita mais claramente suas buscas e inquietações, a Cia começou a produzir sua própria dramaturgia.
Seguindo o exemplo de "Pequeno Inventário de Impropriedades", o texto de Meteoros, escrito por Max Reinert, foi produzido e orientado sob o experiente olhar de Roberto Alvim (dramaturgo e diretor da Cia. Club Noir/ SP) que ministra a oficina regular do Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná - Teatro Guaíra (da qual Reinert faz parte).

Como uma das contrapartidas ao projeto de criação do espetáculo Meteoros, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, a Téspis Cia. de Teatro traz Roberto Alvim no dia 19 de agosto (domingo), para realizar uma palestra sobre Dramaturgia Contemporânea.

Alvim, além de nortear as atividades do Núcleo e do seu grupo em São Paulo, lecionou Dramaturgia e História do Teatro em instituições como a Universidade de Córdoba (Argentina), a ELT - Escola Livre de Teatro (SP), a CAL - Casa das Artes de Laranjeiras(RJ), a e ministra oficinas em diversos Estados do Brasil, a convite do Ministério da Cultura. Já recebeu diversas indicações para os prêmios mais importantes do teatro brasileiro (incluindo três indicações ao Prêmio SHELL), foi o vencedor do Prêmio BRAVO! Prime 2009 de Melhor Espetáculo Teatral de São Paulo.

O encontro será realizado no Teatro Municipal de Itajaí , às 16h com entrada gratuita e o convite é estendido a todos os atores, diretores, dramaturgos, artistas, escritores e interessados na nova produção teatral brasileira.

* Este projeto foi patrocinado pelo Porto de Itajaí - Autoridade Portuaria, com benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, através da Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí. 


Serviço: 
O que: Estreia do espetáculo Meteoros
Quando:18 e 19 de agosto, às 20h
Onde: Teatro Municipal de Itajaí
Quanto: Inteira – R$20,00 / Meia para estudantes, terceira idade, classe artística e antecipados – R$10,00
Gênero: Contemporâneo
Classificação etária: 18 anos