segunda-feira, 24 de junho de 2013

Conte até três e entre no jogo do novo espetáculo da Téspis Cia. de Teatro


Contada através da literatura, cinema e teatro por inúmeras vezes, adaptada de diversas maneiras para crianças e adultos, a imortal obra de Lewis Carroll ganha uma nova leitura pela Téspis Cia. de Teatro. Livremente inspirada em “Alice no País das Maravilhas” e “Alice através do espelho”, a Cia. de Itajaí tem a satisfação de apresentar o seu novo espetáculo para crianças de todas as idades: Um, Dois, Três: Alice!

Para reconstruir o universo fantástico criado por Carroll, a Cia. aposta na ressignificação dada para objetos comuns e cotidianos, encontrados facilmente na casa de qualquer pessoa. Além disso, através do jogo de cena apresentado pelos atores, o espetáculo abre um campo imaginário facilmente reconhecível nas brincadeiras infantis. Onde, nesse caso, todos podem ser Alice e correr atrás do coelho, ou ser o Chapeleiro Maluco e se deliciar com um pontual e inusitado chá das cinco. “Se por um lado tudo já parece ter sido feito com esta obra, percebemos que algumas ideias que temos sobre ela não passam de uma pequena parte de seu potencial gerador de signos e relações criativas. Dessa forma, optamos por jogar com todas as ideias que tínhamos pré-estabelecidas sobre as Alices de Carroll e também com a linguagem com a qual ele estabelece em seus dois livros utilizados para construir essa encenação”, explica Max Reinert, diretor do espetáculo. 

A complexa obra de Carroll é conhecida pelo sentindo nonsense e pela ambiguidade nas particularidades de cada personagem que Alice encontra em meio à sua aventura. Essa característica é potencializada e explorada dentro do processo de montagem do espetáculo. Aliás, essas são ferramentas que a Cia. utiliza para que o público se divirta através das situações inusitadas criadas nesse diálogo entre os atores e a própria obra de Lewis Carroll. “A Alice construída pela Téspis Cia. de Teatro acredita no jogo. Acredita na capacidade dos espectadores em construir, a partir das sugestões dadas pela encenação, sua própria versão da história e dos personagens. Acredita que a sugestão, em muitas ocasiões, pode ser mais interessante que a apresentação de uma imagem em sua totalidade”, completa Reinert. 

Portanto, não se prenda a lógicas corriqueiras e nem a ideias pré-concebidas. Aceite o jogo e jogue com os atores através da corporalidade e dos elementos lúdicos utilizados em cena. Venha e mergulhe de cabeça dentro da toca do coelho. Deixe-se afetar pelas fantasias e maravilhas que Alice encontra em sua jornada. Aproveite porque o tempo é curto e corre feito um coelho e ao final de tudo a Rainha o aguarda para um jogo de críquete.



Serviço: 
O que? Um, Dois, Três: Alice! 
Quando? 29 (sábado) e 30 (domingo) de junho às 16h
Onde? Casa da Cultura Dide Brandão
Quanto? R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia entrada para estudantes, terceira idade e classe artística) 
Classificação Livre



Ficha Técnica:
Dramaturgia e encenação: Max Reinert 
Atuação: Denise da Luz, Jônata Gonçalves e Cidval Batista Jr 
Figurinos: Denise da Luz 
Vídeos e animações: Diego Lara / TAC Filmes
Cenotecnia: Fer-Forge
Assessoria de Imprensa: Jônata Gonçalves
Produção: Téspis Cia. de Teatro


Sinopse: 
Livremente inspirado em "Alice no País das Maravilhas" de Lewis Carroll, esta montagem explora a ludicidade tanto no jogo corporal dos atores como no uso de objetos em cena. Para contar a aventura de Alice que mergulha em um mundo cheio de enigmas e fantasias, a Téspis Cia de Teatro, lança mão de diversos elementos, como: cenários que se movem e se transformam em diversos ambientes, objetos de brinquedo que ajudam a compor os personagens e a utilização de projeção de vídeos. O Coelho Apressado, A Rainha de Copas, A Duquesa, A Lagarta, O Chapeleiro Maluco, Os Animais da Floresta, As Cartas de Baralho e Alice, encontram-se novamente para recontar essa história que tem mais de 150 anos, mas não deixa de encantar crianças e adultos.



sexta-feira, 21 de junho de 2013

Pequeno Inventário de Impropriedades no Festival Brasileiro de Teatro de Itajaí



O espetáculo Pequeno Inventário de Impropriedades da Téspis Cia. de Teatro é um dos cinco selecionados para a Mostra Local do III Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha.
Ou seja, no período de 31 de agosto a 07 de setembro estaremos apresentando novamente este espetáculo na cidade de Itajaí. Quem ainda não assistiu, poderá fazê-lo agora. E quem já viu, pode ver se novo!
Pequeno Inventário de Impropriedades estreou em abril de 2010 e de lá para cá já participou de mais de 15 eventos nacionais (festivais, mostras e projetos de circulação) onde recebeu diversas indicações e prêmios.
O espetáculo infantil da Cia., Lili reinventa Quintana, é o primeiro suplente desta mesma mostra.
Para conhecer todos os grupos selecionados, acesse o blog do festival. E já vá preparando sua agenda... são muitos espetáculos imperdíveis chegando à Itajaí.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Téspis Cia. de Teatro acelera os preparativos para comemoração dos 20 anos


A Cia. de teatro de Itajaí, que completará vinte anos de sua fundação em dezembro de 2013, já inicia suas comemorações. Além da estreia próxima do seu espetáculo para crianças, uma turnê pelo Estado de Santa Catarina e outras viagens, o grupo prepara outras novidades para o seu público de Itajaí e região. Com o apoio do SESC Itajaí e o patrocínio da Brasfrigo S/A, possibilitado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Fundação Cultural de Itajaí, a Téspis organizará uma Mostra de Teatro no mês de novembro em comemoração ao seu aniversário.
Sempre preocupada em apresentar o melhor da cena teatral para o seu público, a Téspis Cia. de Teatro promete uma intensa e diversificada programação. Além de oficinas, debates e outras atividades para o público interessado, a mostra será composta por espetáculos da Téspis e convidados nacionais e internacionais. Uma grande exposição com fotos da trajetória da Cia. será montada, assim como o lançamento de uma revista idealizada pela Cia. e um livro com textos de Max Reinert, integrante e co-fundador da Téspis. Artistas, estudantes de teatro e afins, além do público em geral poderão desfrutar gratuitamente de uma semana repleta de cultura que acontecerá na Casa da Cultura Dide Brandão e no Teatro Municipal de Itajaí.
Fundada em 1993 na cidade de Itajaí, a Téspis iniciou sua trajetória com o objetivo de estudar o fazer teatral e aplicar o seu conhecimento em montagens de espetáculos. Obras de arte que dialoguem com o público, levantem questionamentos e provoquem a reflexão sobre temas contemporâneos da nossa sociedade. Também já realizou uma série de trabalhos institucionais e dirigiu produções para outros grupos teatrais e musicais. Em seus vinte anos de história, o grupo itajaiense acumulou inúmeras turnês e participações em festivais de teatro por todo o Brasil. Além disso, a Téspis já apresentou seus espetáculos em outros países, como: Portugal, Venezuela, Chile, Paraguai e Argentina. A Cia. produziu peças que reuniram indicações e premiações nas categorias: melhor direção, espetáculo, ator/atriz, iluminação, cenário e figurino.
Atualmente composta pelo ator, diretor e dramaturgo Max Reinert; a atriz e diretora Denise da Luz e o ator e jornalista Jônata Gonçalves, o grupo mantém seu repertório apresentando os espetáculos Meteoros, Pequeno Inventário de Impropriedades, A Ingênua e Lili reinventa Quintana. Além disso, ministra cursos e oficinas em Itajaí, Florianópolis e outras regiões.