terça-feira, 2 de outubro de 2012

Lili reinventa Quintana é selecionada para Festival Nacional de Ponta Grossa


A coordenação do Festival Nacional de Teatro (Fenata) divulgou as peças selecionadas para a edição 2012 – que comemora os 40 anos do festival da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). Os grupos de teatros selecionados (e que confirmarem presença no festival) apresentam-se com espetáculos destacados para as categorias adultos (Cine-Teatro Ópera – Auditório A); e crianças (Teatro Marista); e também no calçadão da Rua Coronel Cláudio. No Cine-Teatro Ópera (Auditório B), há, ainda, o espaço “Às dez em Cena”; e Bonecos/Animação para Crianças. A programação do Fenata 2012 (mostra competitiva e não-competitiva) ocorre de 6 a 14 de novembro. 

A Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, tem realizado, desde 1973, o Festival Nacional de Teatro - FENATA. Esse evento tem ocorrido de forma ininterrupta desde então, caracterizando-se como um dos mais antigos festivais de teatro do país. Historicamente, tem congregado representantes de diversos estados da federação, com grupos participando em categorias competitivas e não-competitivas.

Em seu histórico o FENATA conta com a participação de mais de 700 grupos de teatro de várias regiões do país e nomes como Paschoal Carlos Magno, criador do Teatro do Estudante Brasileiro, Henriette Morineau, Bibi Ferreira, Grande Otelo, Lucélia Santos, Ary Fontoura, Paulo Autran, Humberto Magnani, Rosamaria Murtinho e Luiz Fernando Guimarães. Também contribuiu na revelação de nomes como Ulysses Cruz, Cássia Kiss, Jorge Fernando, Marcos Winter, João Falcão e Licurgo Spínola, promovendo, dessa forma, um intercâmbio cultural de grande impacto para a região e seus participantes.

Os grupo selecionados para a Mostra de Teatro para Crianças são os seguintes:

Dois Cavalheiros de Verona;  Grupo: Projeto Shakespeare - Blumenau - SC
No Reino da Gataria; Grupo: Cia Atores in Cena - Rio de Janeiro - RJ
O Que Podemos Contar; Grupo: Trupe do Experimento - Rio de Janeiro - RJ
Cabeça de Vento - Pandorga Cia de Teatro - Rio de Janeiro - RJ
O Feitiço - Autônomos de Teatro - Uberlândia - MG
Lili reinventa Quintana - Téspis Cia. de Teatro - Itajaí - SC

Para conhecer os demais selecionados, consulte este link!

Nenhum comentário: