quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Texto de dramaturgo da Cia. estreia em Curitiba


"A arte como invenção" - esse é o subtítulo da "Mostra de Dramaturgia SESI PR - Teatro Guaíra" que vai acontecer em Curitiba no período de 26 de novembro a 10 de dezembro deste ano. 

Criada como um espaço de exposição dos trabalhos efetuados pelos participantes do Núcleo de Dramaturgia Sesi - PR que, com a entrada do Teatro Guaíra como parceiro teve a abertura de oficinas para novos diretores com foco na encenação teatral, será realizada no Teatro José Maria Santos. 

Serão duas semanas de exibições de oito espetáculos - escritos, montados, dirigidos e encenados dentro do núcleo, além de leituras dramáticas e um workshop de dramaturgia com Ruy Filho. 

"O Sesi implementa uma política cultural revolucionária e inédita no Brasil, na qual todos os setores da produção teatral são fomentados. A presente Mostra é a concretização deste ambicioso projeto de formação de novos artistas - e temos a certeza de que será apenas a primeira de muitas que virão", destaca o autor e diretor Roberto Alvim, coordenador de conteúdo do Núcleo de Dramaturgia.

Fotos de Marco Novac
Dentro da programação da Mostra será realizada a estreia do espetáculo "Blow Me Up ou Sobre a Natureza dos Homens Bomba" de autoria de Max Reinert, dramaturgo da Téspis Cia. de Teatro, que retrata um café da manhã de uma família aparentemente normal.

Mas, segundo o autor, a peça "não é (e nem pretende ser) uma peça/retrato de uma família. Ela trabalha com o descompasso entre o que fazemos e o que pensamos. No descompasso entre estar morto enquanto se pensa que está vivo. Ou ainda, na ideia de querer fazer o bem enquanto se faz o mal. Na verdade, não é uma peça... é um olhar para o abismo que construímos cotidianamente. Até explodir."

Já para a encenadora Nikka Braun, que dirigiu o espetáculo, a identificação é uma das chaves para a relação com o espetáculo: "Todos nós já sentimos uma inquietude, uma inconformidade com o que acontece conosco e a nossa volta, raiva, depressão, desespero. Vontade de sumir, de deixar de existir... de explodir. Nós também viemos de uma família. Seja ela nos formatos mais diversos possíveis, seja ela desfalcada, ausente, irregular, biológica ou de criação. Como viver em paz dentro dessas relações e ainda ter consciência das descargas elétricas sobre nós? Uma familia tempestuosa que observa e vive o sol nascer, e que transpira seus pensamentos ao mundo."

"Blow Me Up ou Sobre a Natureza dos Homens Bomba" se apresenta nos dias 01 e 05 (21h) de dezembro, no Teatro José Maria Santos. A entrada é franca.

Mais informações sobre a Mostra você encontra no site do Núcleo de Dramaturgia.



Nenhum comentário: