A Téspis Cia. de Teatro participa em novembro de dois festivais nacionais de teatro. "Esse Corpo Meu?" e "Um, Dois, Três: Alice!" viajam para Ponta Grossa e Piracicaba na próxima semana.
Ainda atuando como uma das melhores formas de promover a circulação e o intercâmbio entre grupos e companhias de teatro, os festivais acontecem regularmente em várias regiões do país. Alguns deles existem há muitos anos e lutam arduamente para manter suas programações. Outros são mais novos, mas caminham para a profissionalização e lutam para impor-se o calendário cultural.
Em novembro, a Téspis Cia. de Teatro participa de dois desses festivais
Popularizar as artes cênicas na cidade, fomentar os grupos teatrais locais, formar plateias e estimular a troca de ideias foram os eixos que nortearam a criação do Fentepira - Festival Nacional de Teatro de Piracicaba, que chega à décima edição em 2015 e será realizado de 7 a 15 de novembro.
O Fentepira conta com uma mostra oficial, com dez espetáculos nas categoria teatro adulto, teatro para crianças e adolescentes e teatro de rua ou para espaços livres. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural.
Segundo os curadores desta edição, Jorge Vermelho e Valdir Rivaben, "A atual produção da cena teatral contemporânea aponta uma diversidade de caminhos e investimentos estéticos que fica difícil apresentar um recorte possível capaz de contemplar toda essa gama de desejos criativos e inquietudes delirantes que só a arte permite.
É preciso sair do lugar comum, da zona de conforto e atirar-se à arena com a disponibilidade e generosidade de quem sempre busca oferecer à plateia o que há de melhor em si, mesmo que esse 'melhor' seja torto e avesso.
As escolhas da curadoria foram pautadas pela diversidade de propostas artísticas, onde o pensar e o fazer fossem indissociáveis dos espetáculos inscritos nesta 10ª edição do Fentepira, tendo como parâmetro grupos/coletivos consolidados em suas respectivas pesquisas".
E seguem: "Dos espetáculos para crianças, vale ressaltar a pesquisa proposta por cada encenação e por artistas que colocam o teatro para os pequenos em pé de igualdade com o teatro para adultos, sem concessões. É o caso da Cia. Téspis de Teatro, com uma adaptação de um clássico revisitado Um, Dois, Três: Alice!, e do mágico teatro de bonecos da Companhia Catibrum, com O Som das Cores”.
Já o FENATA - Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa chega à sua 43ª edição com um recorde de grupos inscritos para compor sua programação e se consolida como um dos mais antigos festivais do país.
Ao todo foram 507 espetáculos inscritos, sendo 220 são para a categoria adulto; 82, para a categoria teatro para crianças; 79, espetáculos de rua; 47 para a mostra ‘dez em cena’; 38, para a mostra especial; 27 para a categoria teatro de bonecos; e 14 para a categoria mostra paralela. Desse total, 255 inscrições chegaram entre 17h30 e 23h59 do dia 24 de setembro, prazo limite para a inscrição. “Recebemos inscrições de todos os estados brasileiros, incluindo Distrito Federal, e de outros países tais como Argentina, França, Itália, Espanha e Portugal”, revela Wilton Paz, coordenador do evento.
A curadoria do evento foi constituída pelo diretor teatral Antônio do Vale (SP); a atriz e dramaturga Antônia Bezerra (BA); o diretor e iluminador Gilberto Fonseca (RS) e a atriz e diretora Juliana Calligaris (SP) .
____________
Nos links acima (clique nos nomes) você encontra mais informações (programação completa, sinopses, datas e horários) dos festivais. Para mais informações sobre os espetáculos da Téspis Cia. de Teatro, clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário