quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Festival de Americana


Pequeno Inventário de Impropriedades é um dos classificados para o evento!


O Festival de Teatro de Americana divulgou sua programação nesta semana. O evento que no começa dia 3 de setembro e vai até 11 do mesmo mês, contará com sete peças na categoria adulto, cinco na categoria infantil, três de rua e cinco na mostra paralela, mais conhecida como “sessão maldita”.

Na categoria adulto o público poderá assistir a peças de grupos de São Paulo (capital), Belo Horizonte (MG), Itajaí (SC) e Campinas e Americana (SP).

“O objetivo do Festival é promover o intercâmbio entre os grupos da cidade, grupos de outros Estados e o público; destacar e divulgar novos talentos; valorizar as artes cênicas; possibilitar a população e aos artistas locais estéticas e estilos diferentes, quer sejam tradicionais ou inovadores e Incentivar as manifestações culturais do país”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente de Nardo.

“Nesta retomada do Festival é importante que as pessoas voltem a enxergá-lo como uma vitrine para novas produções, novas concepções do fazer artístico, dando espaço para a inovação, sem perder a qualidade”, disse Cynthia Petnys. Segundo ela, outro critério para a seleção foi a oportunidade de apresentar produções que em outro momento dificilmente estariam circulando pela região, espetáculos de outros Estados, cuja produção, por conta da distância e deslocamento dos grupos, o público tem poucas chances de apreciar.

Cynthia, em sua análise das mais de 100 produções apresentadas, disse que uma das tendências atuais dos grupos é o mergulho nas nossas raízes, na simplicidade do povo, naquilo que existe de mais genuíno e por vezes esquecido. “Mas, na seleção que fizemos, procuramos priorizar mais os espetáculos que fugissem do Teatro mais tradicional, ou mais em voga no momento. Outra característica forte das novas produções é a utilização de espaços alternativos e produções de médio e pequeno porte”, considerou. A Secretaria de Cultura recebeu ainda inscrições de espetáculos que possuíam uma preocupação mais social, em alguns aspectos relacionada a violência, política ou mesmo pessoal.

Segundo Cynthia, o público de Americana e região podem esperar uma boa mostra do que vem sendo produzido atualmente na área, novas propostas de encenação e diversidade. O Festival de Americana terá, em sua opinião, bons espetáculos de outros Estados e várias produções jovens. “Gostaria de parabenizar a Secretaria de Cultura de Americana pela iniciativa de retomar o Festival. Iniciativas como estas são importantes não só pela possibilidade de circulação das produções, mas para formação de público e estímulo à produção local e aos artistas da cidade”, afirmou.

Para Cynthia, os festivais são um momento de encontro em que os grupos podem trocar experiências, ver o que está sendo produzido em outras localidades e abrir discussões a respeito do fazer artístico. “O público ganha com a possibilidade de ver o que está fora do circuito comercial e passa a ter uma posição mais crítica a respeito da arte, acaba se instrumentalizando, absorvendo referências”, concluiu.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana recebeu 131 inscrições. Destas, 27 eram da categoria teatro infantil; nove, na categoria de rua e 95, na categoria adulto.


Confira a programação completa:



03/09 – 10 h. – Circo de quintal – Teatro Municipal
21 h. – Espetáculo convidado – Teatro Municipal
00 h. – Portela, patrão; Mário, motorista – Fábrica das Artes

04/09 – 21 h. – Pequeno inventário de Impropriedades – Teatro Municipal
00 h. – Pluma e a tempestade – Fábrica das Artes

05/09 – 20 h. – É só uma formalidade – Teatro Municipal
00 h. – Seqüestro – Fábrica das Artes

06/09 – 16, 18 e 20 h. – Larghetto ou Dois a sós – Casa Hermann
17 h. – Saltimbembes Mambembancos - Convívio 30 de julho
00 h. - Vidatempomúsculo – Teatro Municipal

07/09 – 16 h. – Marcelo, Marmelo, Martelo – Teatro Municipal
17 h. e 20 h. – Larghetto ou Dois a sós – Casa Hermann
20 h. – Obs.: Cenas! – Fábrica das Artes

08/09 – 10 h. – A princesa Diva, a Divinha – Teatro Municipal
17 h. – As espertezas de Arlequim – Praça Oscar Inácio de Souza, Cid. Jardim
20 h. – O caderno da morte – Teatro Municipal

09/09 – 10 h. – As aventuras de Pinocchio – Teatro Municipal
20 h. – Porque a criança cozinha na polenta – Teatro Municipal

10/09 – 10 h. – O que você vai ser... antes de crescer – Teatro Municipal
17 h. – O comecim das coisas – CIEP Milton Santos – Praia Azul
21 h. – Chuva pasmada – Teatro Municipal
00 h. – Cru – Teatro Municipal

11/09 - 20 h. – Mulheres do Samba – Teatro Municipal

Nenhum comentário: