sábado, 7 de agosto de 2010

Téspis Cia de Teatro inicia turnê pelo Estado

Grupo leva três espetáculos do seu repertório a cidades do interior

Depois de estrear em Florianópolis, no primeiro semestre, a peça “Pequeno Inventário de Impropriedades”, a Téspis Cia de Teatro agora sai em turnê por Santa Catarina com o espetáculo e outras duas montagens do seu repertório: o adulto “A Ingênua” e o infanto-juvenil “Lili Reinventa Quintana”.

A primeira rodada de apresentações acontece já nos dias 14, 15 e 16 de agosto em Itajaí (“Lili Reinventa Quintana” e “Pequeno Inventário...”), seguindo para Gaspar no dia 26 de agosto (“Lili...”), depois Chapecó em 27 e 28 de agosto (“Lili...” e “A Ingênua”) e encerra nos dias 29 e 30 de agosto, em Tijucas (“Pequeno Inventário...” e “Lili...”). O projeto de Circulação desses espetáculos é patrocinado pelo Governo do Estado (FUNCULTURAL) e pela Oi, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) .



Da web para os palcos
Trabalho mais recente do grupo, a peça “Pequeno Inventário de Impropriedades” nasceu após a criação do blog que leva o mesmo nome. “No início, era um exercício de escrita sem nenhuma pretensão”, conta Max Reinert, criador do blog. O que poderia ser apenas um emaranhado de desabafos aliados a textos com significados distintos, transformou-se em rotina. Da rotina, nasceram os textos de ficção, que sempre recebiam comentários de que poderiam virar cenas ou curtas-metragens. “Esses textos despertavam imagens nas pessoas”, destaca. Foi esse feedback que fez nascer no blogueiro – mas que, antes de tudo, é ator, diretor e um dos fundadores da Téspis – a vontade de levar aos palcos as idéias colocadas na web.

“Por ocasião do edital do Prêmio Miriam Muniz de Teatro da FUNARTE e, com minha entrada para o Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná, precisava criar um projeto que pudesse virar um espetáculo de verdade. Então, reuni o material do blog e enviei para esses lugares. Mais tarde, mandei também para o Edital Elisabete Anderle. Todos foram aceitos”, conta Max. A peça conta a história de um homem que vive dentro de um cotidiano previsível e repetitivo, até que um acontecimento muda o seu rumo. “Ele sai de uma vida ordinária e descobre o poder da violência latente dos dias de hoje. Ficção e realidade se misturam, até não conseguirmos distinguir onde uma começa e a outra termina”, revela a diretora da peça, Denise da Luz, que ao lado de Reinert, também é uma das fundadoras do grupo.

Na ficha técnica do espetáculo figuram nomes como o de Hedra Rockenbach, responsável pela ambientação sonora, e Bruno Girello, que criou a iluminação da peça. Hedra assina o trabalho de som do Cena 11 - grupo referência na dança contemporânea brasileira. Já Bruno é um jovem iluminador de Curitiba (PR), que se destaca pela forma peculiar com que trabalha a luz, utilizando-se de poucos elementos, que dão um efeito poderoso no trabalho. Atualmente, Bruno também atua como assessor de produção da Sutil Cia. de Teatro, do diretor Felipe Hirsch. O processo de construção do texto do espetáculo durou oito meses e foi acompanhado pelo dramaturgo Roberto Alvim, que reside em São Paulo (SP).



Trilogia
O espetáculo “A ingênua” completa uma trilogia não planejada sobre “mulheres alteradas”, que teve início com a esposa neurótica Helena, em “Bodas...(um ato cotidiano)", seguida pela esposa/mãe "Medeia", que transforma seu amor em ódio para se vingar do marido. Em “A ingênua”, uma mulher está atrás de uma vida que não lhe pertence mais. Na peça, a diretora de “Pequeno Invetário...”, Denise da Luz, sobe ao palco para interpretar uma atriz especialista em papéis de ingênua na sala de espera para uma audição. A montagem tem direção de Reinert, que já está habituado a falar sobre o universo feminino. “Como o trabalho da Cia. está centrado em uma busca a l0ngo prazo e a parceria com Denise já existe desde 1993, optamos por temáticas que trouxessem a presença de mulheres em conflitos marcantes. Nosso trabalho se apóia sobre a construção de trabalhos que privilegiem emoções fortes, lugares por onde a alma feminina está acostumada a transitar. Nesse trabalho a novidade é o humor presente na cena... deixamos a tragédia de lado e fomos explorar as situações patéticas que existem no mundo, sem cair na banalidade", explica.




No universo de Quintana
A peça “Lili reinventa Quintana” é baseada em um livro de Mario Quintana (Lili Inventa o Mundo) e foi montada em 2006, ano do centenário de nascimento do poeta gaúcho. “Quando lemos esse livro pela primeira vez, ficamos muito atraídos. Ludicidade, singeleza, humor, lirismo, jogo, todos os ingredientes que sempre buscamos em nossos trabalhos para crianças estavam ali, na poesia do Mario. Conhecê-lo melhor foi um prazer. Levá-lo para as crianças, é sempre uma aventura", conta Denise da Luz. Além de ser premiado com o Edital Funarte/Petrobrás de Fomento a Teatro e aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a montagem recebeu prêmio de Melhor Atriz e indicação para Melhor Texto Adaptado no I Festival Nacional de Teatro de Campos dos Goytacazes/RJ e participou da Mostra de Teatro para Crianças de Todas as Idades do Festival de Teatro de Curitiba/PR e do Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau, SC.


Serviço:

Circulação de Espetáculos – Téspis Cia de Teatro - Etapa 01

Itajaí
Teatro Municipal
14/8
Lili Reinventa Quintana – 16h
15/8
Lili Reinventa Quintana – 16h
Pequeno Inventário de Impropriedades – 21h
16/8
Lili Reinventa Quintana – 14h e 15h (para escolas)

Gaspar
Salão Cristo Rei
26/8
Lili Reinventa Quintana – 10h e 14h

Chapecó
Teatro do SESC
27/8
Lili Reinventa Quintana – 15h e 16h (para escolas)
28/8
Lili Reinventa Quintana – 15h30
A Ingênua – 20h

Tijucas
Anfiteatro Leda Regina de Souza
29/8
Pequeno Inventário de Impropriedades – 19h
30/8
Lili Reinventa Quintana – 14h30 e 15h30 (para escolas)


Para obter mais informações sobre esses espetáculos e apresentações, é só entrar em contato pelo telefone (48) 9948.3578.

Assessoria de Imprensa: Thiago Toscani (48) 9910.2170

Nenhum comentário: