terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Téspis é premiada com o Iberescena

O novo projeto de montagem da Téspis Cia. de Teatro acaba de receber um prêmio (aporte financeiro) para a sua realização. A Cia. foi uma das selecionadas pelo programa Iberescena - Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Íbero-Americanas.

Com estréia prevista para o segundo semestre de 2013 (ano em que a Cia. completa 20 anos de fundação), o espetáculo será uma co-produção com a Periplo Compañia Teatral de Buenos Aires - Argentina e contará com profissionais de ambos os países envolvidos.

Do Brasil foram premiadas 21 iniciativas que receberão financiamentos que variam entre 3,5 mil e 12,5 mil Euros. O montante total de financiamento é de 1 milhão de Euros distribuídos entre os 11 países envolvidos.

Uma boa notícia para este final de ano!!!

Sobre o Iberescena:
O Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas foi criado em novembro de 2006, tendo como base as decisões adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo, celebrada em Montevidéu (Uruguai), relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração das atividades de artes cênicas ibero-americanas.
O Iberescena, através do seu edital, pretende promover os Estados membros e, por meio de ajudas financeiras, criar um espaço de integração para as Artes Cênicas. O Fundo Iberescena é, atualmente, integrado por 11 países, que financiam o programa pela Secretaria Geral Ibero-americana. São eles: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Perú, República Dominicana e Uruguai.
Os objetivos principais do programa são:
- Fomentar a distribuição, circulação e promoção de ibero-americanos.
- Incentivar as coproduções de espetáculos entre os órgãos públicos e/ou privados da cena ibero-americana e promover a sua apresentação no espaço cênico internacional.
- Promover a difusão de obras de autores ibero-americanos.
- Apoiar os espaços cênicos e os festivais Ibero-americanos, priorizando em sua programação, produções regionais.
- Favorecer o aperfeiçoamento profissional, nos setores de teatro e dança, principalmente no campo da produção e gestão.

Nenhum comentário: