sexta-feira, 12 de abril de 2013

Dramaturgo da Téspis ministra Oficina Permanente de Dramaturgia na UDESC

OFICINA DE DRAMATURGIA/CRIAÇÃO DE TEXTOS TEATRAIS - UDESC 

Estão abertas até o dia 15 de abril de 2013 as inscrições para a “Oficina permanente de criação de textos teatrais” coordenada pelo professor Stephan Baumgärtel e ministrada conjuntamente com o dramaturgo e diretor Max Reinert.

Os encontros acontecerão quinzenalmente aos sábados, das 10h às 13h no CEART (Centro de Artes). Estão previstas 15 vagas para participantes, sejam eles acadêmicos do CEART ou da comunidade em geral. Interessados devem fazer a sua inscrição via e-mail para stephao08@yahoo.com.br.

A oficina possibilitará um espaço para pesquisa, leitura, análise e discussão de textos teatrais clássicos e contemporâneos e criação de textos autorais baseados em exercícios de escrita, escuta e estímulos diversos. Serão exploradas também as possibilidades de oralidade, sonoridade verbal, e as conjugações e tensões entre a narrativa, teatralidade e poética própria de cada trabalho.

Sobre os coordenadores da oficina:

Stephan Baumgärtel é mestre pela Universidade de Munique com um trabalho sobre masculinidades em Christopher Marlowe e doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina com um trabalho sobre montagens de elenco masculino da comédia “Como gostais” de William Shakespeare na segunda metade do séc. XX.
Atualmente é professor de dramaturgia e teoria do teatro no CEART/UDESC, com um projeto de pesquisa sobre as relações entre encenação e texto teatral no contexto do teatro contemporâneo não-dramático.

Max Reinert tem formação autodidata na área teatral e é integrante da Téspis Cia. de Teatro desde sua fundação em 1993, tendo realizado outros trabalhos profissionais antes desta data. Em seu processo de formação estudou vários aspectos das artes cênicas, através de oficinas e/ou seminários, com distintos mestres do Brasil e do exterior.
Atualmente é integrante do Núcleo de Dramaturgia do SESI - PR - Teatro Guaíra, onde desenvolve estudos referentes a construção dramatúrgica contemporânea. Dentro deste projeto escreveu "Pequeno Inventário de Impropriedades" (premiado como Melhor Texto Original nos festivais nacionais de teatro de Limeira e Americana - ambas no estado de SP - e publicado pelo mesmo em 2010), "Hipotermia" (também selecionado para publicação, em 2011), "Blow me Up ou Sobre a Natureza dos Homens Bomba" (montado pelo Núcleo de Encenação e Atuação do SESI - Teatro Guaíra em 2012), "Agora Sou Outra", "Índice 22" e "Meteoros" (em cartaz pela Téspis Cia. de Teatro).

Nenhum comentário: