terça-feira, 23 de abril de 2013

Espetáculo da Téspis é tema de estudo na Universidade






"O HOMEM E SEU ESPAÇO SENSÍVEL NA DANÇA E NA CENA CONTEMPORÂNEA" é o nome do trabalho de conclusão de curso de licenciatura e bacharelado na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) apresentado no final do ano de 2012, sob orientação da professora Vera Collaço, pelo aluno Pedro Coimbra.

Com este trabalho, Pedro propõe-se a "investigar a condição do performer solo masculino e sua relação histórico-política com a produção artística contemporânea, para que possa, por fim, responder a pergunta: “O que é ser homem”? Para desenvolver esta investigação analiso quatro materiais artísticos, mas de naturezas performáticas distintas e que não possuem como foco a questão própria da masculinidade. Os quatro trabalhos em questão são: Neon Genesis Evangelion (1995), dos estúdios Gainax; HOT 100 – The Hot One Hundred Choreographers (2011), de Cristian Duarte; Werwolfe (2012) criado pelo bailarino Marcos Klann; e Pequeno Inventário de Impropriedades (2010), com texto e interpretação de Max Reinert."

Com um olhar sensível e interessado sobre os espetáculos analisados, Pedro descreve sua relação com o espetáculo criado pela Téspis Cia. de Teatro numa leitura bastante interessante e fundamentada. Ao mesmo tempo em que descreve uma visão pessoal do material apresentado, oferece uma série de aportes teóricos que refletem o trabalho e validam o percurso do trabalho do grupo.

Interessados em ler este trabalho podem enviar um email para tespis@tespis.com.br que nós enviaremos (já temos a devida autorização do autor)!

Nenhum comentário: