sábado, 21 de dezembro de 2013

Crítica de "Um, Dois, Três: Alice!" em Pindamonhangaba


Eis que, nesses últimos dias do ano, recebemos um material vindo do Festival de Teatro de Pindamonhangaba, referente a nossa participação no 36o. FESTE. Dentre o material estava a crítica abaixo que transcrevemos para compartilhar com todos:
"A partir da livre adaptação do clássico literário "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, a Téspis Cia. de Teatro propõe uma encenação calcada no encantamento do universo nonsense deste grande autor, na potencialidade do jogo, da originalidade e da comicidade para a construção do espetáculo "Um, Dois, Três: Alice!!!". 
É sabido que a natureza de toda obra clássica reside exatamente na possibilidade de sua fruição com as distintas gerações, no diálogo direto que mantém sempre atualizado com as questões mais pertinentes no espaço de suas diferentes perspectivas. Assim, dentro desse trabalho o "maravilhoso" se funde ao real desse século XXI. 
Nessa encenação, proposta por Max Reinert, o universo de Alice é ressignificado aos nossos dias, sua heroína é pop, porém sem perder de vista a ambientação nonsense, os signos fortes no absurdo de nossa existência, a crítica perante nossa pseudo "civilidade". Nesse sentido, a aposta no faz de conta, na brincadeira, na ludicidade é extremamente favorecedora para o encantamento das crianças dentro desse colorido e vibrante jogo teatral. A construção cênica dos fortes signos dessa obra através das projeções, dentro de uma virtualidade que é também um torpor, bem como os praticáveis móveis do cenário e os múltiplos objetos caseiros que são reinventados, todos esses elementos são favorecedores para o estímulo da imaginação do púbico e para o mergulho no fantástico universo de Carroll, aqui interpretado em tom brincante, mas na construção de uma imagética que se opera na interatividade criativa e permanente com as crianças. Afinal, o país maravilhoso de Alice dentro dessa proposta reside exatamente no frenesi do louco mundo cotidiano, sempre tão acelerado. A ideia da caixa de música no início com as horas a findar e os personagens no jogo do monta e desmonta é uma sutil provocação muito bem arquitetada para o convite à redescoberta do livro dessa história. 
Os atores Denise da Luz, Cidval Batista e Jônata Gonçalves respondem prontamente ao jogo e apresentam uma movimentação cênica que é reveladora da qualidade do registro da ação dramática em relação aos conteúdos subjacentes de Alice, plasmando o imaginário do Coelho Branco, da Rainha de Copas, do Chapeleiro Maluco, entre outros, com naturalidade à própria realidade cotidiana nas entradas e saídas das personagens e nas variações temporais dentro dessa narrativa. Desta forma, a relação entre os atuantes e a platéia resulta num jogo na transfiguração simbólica das situações reais que são geradas e recriadas a todo instante, nas possibilidades de linhas de fuga e de reconstrução e renovação das novas possibilidades desse frenético e contemporâneo país das maravilhas. 
Enfim, "Um, Dois, Três: Alice!!!" é uma encenação que nos lança ao maravilhoso mundo de Alice, de forma despojada, alegre, cômica e criativa, a vibrar no corpo cênico dos atores e na emoção reveladora (amálgama de memória, vivência e imaginação) do universo irônico e surreal de Lewis Carroll. E quem sai ganhando são as crianças nesse teatro que é, antes de tudo, força revitalizadora para a vida brincante."

Fabio Mendes
Provocador do 36o FESTE
Pindamonhangaba/SP - Novembro de 2013


Nenhum comentário: