quinta-feira, 30 de abril de 2015

Cabeça de Papel na TV

Matéria realizada pela Band - SC sobre o projeto Reciclando com Arte, realizado pela Téspis Cia. de Teatro e patrocinado pela Petrobras (através do edital Petrobras Socioambiental - Comunidades). Apoio do SESC e da Secretaria de Educação (Prefeitura de Itajaí).

Cartilhas educativas são distribuídas nas escolas em projeto da Téspis Cia de Teatro sobre reciclagem



ITAJAÍ (SC) – O projeto “Reciclando com Arte”, da Téspis Cia de Teatro, segue com uma intensa programação durante o mês de maio. O objetivo é até outubro deste ano levar consciência ambiental de forma lúdica para 22 mil alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil de 41 escolas municipais do município. 

Além da apresentação do espetáculo teatral “Cabeça de Papel” e workshop de construção de bonecos de sucata, os organizadores distribuem cartilhas com informações básicas sobre reciclagem. O material gráfico foi o criado pelo renomado artista, Leandro de Maman, profissional que atua nas áreas de audiovisual, artes visuais, fotografia, design gráfico e literatura. Com orientações discutidas em grupo, o conteúdo teve como base os princípios dos 4R's: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

De acordo com a coordenadora do projeto, Denise da Luz, o foco é fazer com que as crianças pensem coletivamente em relação ao tema. A ideia é mostrar de uma forma prática a importância de separar o lixo reciclável dos demais, além de outras dicas. “Logo após o espetáculo entregamos a cartilha que é bem explicativa e de fácil compreensão. Nós ressaltamos a importância deles lerem junto com seus familiares por conter informações que serão muito úteis em atividades dentro de casa”, explica.

Entre as informações, está uma lista de objetos que podem e os que não podem ser reciclados, além de mostrar o perigo do descarte de materiais como pilhas, lâmpadas fluorescentes, pneus e baterias no lixo doméstico. “Muitas pessoas, inclusive adultos, têm esta dificuldade de diferenciar o que pode ser reciclado de fato. Acredito que até os mais experientes vão se surpreender com o lixo que pode ser transformado em um objeto decorativo ou um brinquedo, por exemplo”, afirma Denise.

Outra dúvida muito frequente que é sanada na cartilha é sobre o lixo orgânico. Com um texto claro e objetivo as crianças aprenderão a diferença dos resíduos secos para o que não pode ser reaproveitado. Algumas curiosidades, como o tempo de decomposição de alguns artigos ganharam destaque no material educativo. Já as dicas sobre a coleta de lixo foram distribuídas em tópicos, para facilitar a compreensão dos mais novos.



Sobre o projeto

O projeto "Reciclando com Arte" foi um dos cinco selecionados em Santa Catarina para receber patrocínio do programa Petrobras Socioambiental. A seleção contou com 297 projetos inscritos, para os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao final do processo, 57 projetos foram contemplados, incluindo o da Téspis, cuja proposta se enquadrou nos critérios socioambientais sugeridos pela Petrobras. O projeto também conta com apoio do Sesc Itajaí e parceria da Secretaria de Educação.

Além das apresentações teatrais, os alunos participarão de workshop de construção de bonecos de sucata. A intenção é discutir a importância do reaproveitamento de materiais recicláveis. Aproximadamente 500 professores de Educação Artística e do Ensino Fundamental também participarão de oficinas sobre construção e manipulação de bonecos com materiais recicláveis. “É importante que os professores estejam preparados para dar continuidade à discussão e conscientização da proposta do nosso projeto. Com as oficinas, os profissionais poderão aplicar as técnicas em sala de aula”, comenta Denise. Em cada escola serão realizadas duas sessões: uma pela manhã e outra à tarde, totalizando 82 apresentações durante o cronograma.



Programação de maio
Dia 4/5 (segunda-feira) – 10h e 14h
- C.E.Pedro Rizzi

Dia 5/5 (terça-feira) – 10h e 14h
- C.E Cordeiros

Dia 6/5 (quarta-feira) – 10h e 14h
- E.B Antônio Ramos

Dia 11/5 (segunda-feira) – 10h e 14h
- E.B Mar. Olímpio F. da Cunha

Dia 12/5 (terça-feira) – 10h e 14h
- E.B Profª Maria José H Peixoto

Dia 13/5 (quarta-feira) – 10h e 14h
- E.B Pedro Paulo Rebello

Dia 14/5 (quinta-feira) – 10h e 14h
- E.B Gaspar da Costa Moraes

Dia 19/5 (terça-feira) – 10h e 14h
- E.B Elias Adaime


Informações para a imprensa – Oficina das palavras
Slain Franco – litoral3@grupooodp.com.br - (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Reciclando com Arte é sucesso nas escolas de Itajaí


Projeto patrocinado pela Petrobras já chegou a 3.729 crianças na cidade

ITAJAÍ (SC) - No total, 3.729 crianças já participaram do projeto “Reciclando com Arte”, da Téspis Cia de Teatro. O trabalho de conscientização ambiental patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental usa diversão e teatro para tratar da importância da reciclagem do lixo com alunos, professores e comunidade escolar. 

O "Reciclando com Arte" foi um dos cinco projetos contemplados em Santa Catarina pela seleção pública Comunidades do Programa Petrobras Socioambiental. A seleção recebeu 297 inscrições em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao final do processo, 57 projetos foram contemplados para receber até R$ 300 mil em dois anos cada um. O projeto também conta com apoio do Sesc Itajaí e parceria da Secretaria de Educação.

De acordo com a coordenadora do projeto, Denise da Luz, as escolas têm sido muito receptivas. As reações durante as apresentações são as mais diversas, já que o momento reúne crianças, adolescentes e adultos. “O encanto é visível no olhar dos pequenos, que muitas vezes estão presenciando pela primeira vez um espetáculo teatral. Já os jovens se divertem com toda a temática e a história contada. Os maiores não resistem a tanta magia e voltam à infância”, diz.

Das 41 escolas que serão contempladas com o projeto, oito já foram presenteadas com o espetáculo “Cabeça de Papel” e oficinas de construção de bonecos de sucata. Até outubro, a atividade deverá chegar aos 22 mil alunos de Ensino Fundamental e Educação Infantil dos 20 bairros de Itajaí. Além dos alunos, aproximadamente 500 professores de Educação Artística e do Ensino Fundamental também participarão de oficinas sobre construção e manipulação de bonecos com materiais recicláveis. 

Gerar um envolvimento que resulte num trabalho contínuo em sala de aula é o grande objetivo dos encontros com os profissionais da Educação. A ideia é que eles mantenham a discussão sobre a reciclagem do lixo nas classes. Para a supervisora do Projeto Cultura e Travessura da Secretaria de Educação da Prefeitura de Itajaí, Juliana Nunes Furman, projetos como esse precisam acontecer com mais frequência nas formações dos professores, pois além de contribuir para a prática educacional, contribui também para a pessoal. “Fizemos uma avaliação no final de cada oficina e o resultado foi muito positivo, alguns comentaram sobre a importância do desenvolvimento destas habilidades manuais, gostaram muito por ser uma oficina bem dinâmica, produtiva”, afirma Juliana.

  


O espetáculo
Cabeça de Papel" utiliza o teatro de formas animadas e tem como tema e linguagem a reutilização criativa de materiais recicláveis. Todos os elementos utilizados em cena, como os bonecos, cenários, adereços e figurinos, são confeccionados com sucata. Inspirado também na cultura das ruas, como o grafite e o hip hop, chama atenção para o respeito às diferenças, sobretudo das classes marginalizadas.

A personagem central, Cabeça de Papel, é alguém que vive num lixão e se alimenta do que as pessoas jogam fora. Aos poucos vai aprendendo a transformar objetos e todo tipo de lixo que encontra em outras formas, que servem como ferramenta para que ele próprio se transforme. E aos poucos o entorno vai ganhando cores, luzes, sons e um novo mundo vai surgindo. Além da coordenação do projeto por Denise da Luz, o espetáculo tem direção artística de Max Reinert e a atuação dos atores/manipuladores Jônata Gonçalves, Cidval Batista e Monique Neves.

Foto: Max Reinert


Informações para a imprensa – Oficina das palavras
Slain Franco – litoral3@grupooodp.com.br - (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265


segunda-feira, 20 de abril de 2015

Esse Corpo Meu? essa semana em Piçarras



Começa hoje (20/04) o 4° Festival de Teatro de Balneário Piçarras. Segundo a organização do evento, serão "sete dias de cultura, entretenimento, troca de experiências e uma dose de nostalgia".

Ao todo, 12 espetáculos vindo de 06 cidades de Santa Catarina se apresentarão na cidade. Também serão realizadas debates, oficinas e um cortejo de abertura. Todas as apresentações são gratuitas e os ingressos para os espetáculos realizados no Centro Cultural Luiz Telles estarão disponíveis 01h antes de cada sessão.

A Téspis Cia. de Teatro foi selecionada com o espetáculo Esse Corpo Meu?, que integra a programação na próxima sexta feira (24/04), as 19h.

A quebra de paradigmas, a desconstrução do eu e do binômio masculino e feminino, a mercantilização do corpo e a busca pelo perfeito são algumas das temáticas levantadas no novo espetáculo, uma coprodução realizada entre a Téspis. Cia. de Teatro de Itajaí e a Periplo Compañia Teatral de Buenos Aires.

Com a direção do argentino Diego Cazabat e a assistência de direção de Hugo De Bernardi, o espetáculo aborda distintos pontos de vista, enfoques, afirmações e contradições do modo de vida da sociedade. Os personagens dessa peça são reflexos de homens e mulheres que buscam incansavelmente alcançar uma imagem que encaixe em algum tipo de classificação aceita. Quando, na maioria dos casos, essa aceitação não existe. “Um mundo de estrangeiros em seus próprios corpos”, completa Cazabat.

Aguardamos vocês!


Siga a Téspis Cia. de Teatro no facebook e fique por dentro de nossa agenda!