quinta-feira, 30 de abril de 2015

Cartilhas educativas são distribuídas nas escolas em projeto da Téspis Cia de Teatro sobre reciclagem



ITAJAÍ (SC) – O projeto “Reciclando com Arte”, da Téspis Cia de Teatro, segue com uma intensa programação durante o mês de maio. O objetivo é até outubro deste ano levar consciência ambiental de forma lúdica para 22 mil alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil de 41 escolas municipais do município. 

Além da apresentação do espetáculo teatral “Cabeça de Papel” e workshop de construção de bonecos de sucata, os organizadores distribuem cartilhas com informações básicas sobre reciclagem. O material gráfico foi o criado pelo renomado artista, Leandro de Maman, profissional que atua nas áreas de audiovisual, artes visuais, fotografia, design gráfico e literatura. Com orientações discutidas em grupo, o conteúdo teve como base os princípios dos 4R's: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

De acordo com a coordenadora do projeto, Denise da Luz, o foco é fazer com que as crianças pensem coletivamente em relação ao tema. A ideia é mostrar de uma forma prática a importância de separar o lixo reciclável dos demais, além de outras dicas. “Logo após o espetáculo entregamos a cartilha que é bem explicativa e de fácil compreensão. Nós ressaltamos a importância deles lerem junto com seus familiares por conter informações que serão muito úteis em atividades dentro de casa”, explica.

Entre as informações, está uma lista de objetos que podem e os que não podem ser reciclados, além de mostrar o perigo do descarte de materiais como pilhas, lâmpadas fluorescentes, pneus e baterias no lixo doméstico. “Muitas pessoas, inclusive adultos, têm esta dificuldade de diferenciar o que pode ser reciclado de fato. Acredito que até os mais experientes vão se surpreender com o lixo que pode ser transformado em um objeto decorativo ou um brinquedo, por exemplo”, afirma Denise.

Outra dúvida muito frequente que é sanada na cartilha é sobre o lixo orgânico. Com um texto claro e objetivo as crianças aprenderão a diferença dos resíduos secos para o que não pode ser reaproveitado. Algumas curiosidades, como o tempo de decomposição de alguns artigos ganharam destaque no material educativo. Já as dicas sobre a coleta de lixo foram distribuídas em tópicos, para facilitar a compreensão dos mais novos.



Sobre o projeto

O projeto "Reciclando com Arte" foi um dos cinco selecionados em Santa Catarina para receber patrocínio do programa Petrobras Socioambiental. A seleção contou com 297 projetos inscritos, para os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao final do processo, 57 projetos foram contemplados, incluindo o da Téspis, cuja proposta se enquadrou nos critérios socioambientais sugeridos pela Petrobras. O projeto também conta com apoio do Sesc Itajaí e parceria da Secretaria de Educação.

Além das apresentações teatrais, os alunos participarão de workshop de construção de bonecos de sucata. A intenção é discutir a importância do reaproveitamento de materiais recicláveis. Aproximadamente 500 professores de Educação Artística e do Ensino Fundamental também participarão de oficinas sobre construção e manipulação de bonecos com materiais recicláveis. “É importante que os professores estejam preparados para dar continuidade à discussão e conscientização da proposta do nosso projeto. Com as oficinas, os profissionais poderão aplicar as técnicas em sala de aula”, comenta Denise. Em cada escola serão realizadas duas sessões: uma pela manhã e outra à tarde, totalizando 82 apresentações durante o cronograma.



Programação de maio
Dia 4/5 (segunda-feira) – 10h e 14h
- C.E.Pedro Rizzi

Dia 5/5 (terça-feira) – 10h e 14h
- C.E Cordeiros

Dia 6/5 (quarta-feira) – 10h e 14h
- E.B Antônio Ramos

Dia 11/5 (segunda-feira) – 10h e 14h
- E.B Mar. Olímpio F. da Cunha

Dia 12/5 (terça-feira) – 10h e 14h
- E.B Profª Maria José H Peixoto

Dia 13/5 (quarta-feira) – 10h e 14h
- E.B Pedro Paulo Rebello

Dia 14/5 (quinta-feira) – 10h e 14h
- E.B Gaspar da Costa Moraes

Dia 19/5 (terça-feira) – 10h e 14h
- E.B Elias Adaime


Informações para a imprensa – Oficina das palavras
Slain Franco – litoral3@grupooodp.com.br - (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265

Um comentário:

NINEKALKCAL disse...

Olá sou muito ã do trabalho de vocês.
Farei uma apresentação na SME para os professores alfabetizadores dia 17 de julho e farei de vocês pois me ajudaram e muito no meu trabalho com eus alunos.
Sou professora de 3º ano da EB João Paulo II.
Janine Kalkmann Caldeia Abraços