segunda-feira, 13 de julho de 2015

Um, Dois, Três: Alice! selecionado no 2º Edital e Temporada de Teatro de Brusque


A Prisma Cultural publicou hoje a lista e o espetáculo "Um, Dois, Três: Alice!" está entre os selecionados do 2º Edital e Temporada de Teatro de Brusque, projeto teve mais de 200 espetáculos inscritos (de 15 estados brasileiros) e selecionou 08 trabalhos que farão apresentações na cidade de Brusque, no período de julho 2015 a agosto de 2016. 

Três curadores foram responsáveis pela análise de todo o material recebido pelo edital: Valmor "Nini" Beltrame - pesquisador, escritor, dramaturgo e diretor catarinense; Kil Abreu - jornalista, crítico e pesquisador, membro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e curador no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e Luciano Alabarse - coordenador do “Porto Alegre Em Cena”, diretor de teatro e de musicais brasileiros.

Segundo Luciano Alabarse, um dos critérios usados pelos especialistas na escolha das peças é em relação à qualidade e pluralidade dos espetáculos que serão apresentados durante a Temporada. “É um trabalho muito minucioso, de muita responsabilidade na escolha, e nós três partilhamos a ideia de que essa temporada não deve apenas acontecer com características de uma determinada região, levando em conta a pluralidade do país com produções culturais muito sólidas. Se conseguimos implantar a ideia, desde o início, de que Brusque sedia um circuito de pluralidade cênica, o projeto se evidenciará em trazer o Brasil para Brusque”, ressaltou. 

A mesma opinião foi compartilhada por Kill Abreu: “O bacana é saber que há uma intensa diversidade de propostas que foram inscritas, de linguagens, de pensamentos, de questões a serem discutidas e que daqui a pouco teremos os melhores espetáculos com essas características oferecidos em Brusque. Fazer uma temporada a longo prazo é proposta ambiciosa que está sendo realizada pela Prisma e acredito que isso poderá trazer benefícios incríveis para a cidade e região”, pontuou, ao ressaltar que através de uma programação de artes cênicas regular é possível pautar o teatro na vida das pessoas.

Foto: Fernanda de Freitas Pereira

Sobre "Um, Dois, Três: Alice!"

O espetáculo da Téspis Cia. de Teatro estreou em junho de 2013 na Casa da Cultura Dide Brandão de Itajaí. Desde essa data já realizou mais de 50 apresentações em vários estados do Brasil, tendo participado de 15 eventos de grande porte (festivais nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, além do projeto EmCena Catarina do SESC) e várias temporadas.

Livremente inspirado em "Alice no País das Maravilhas" de Lewis Carroll, esta montagem explora a ludicidade tanto no jogo corporal dos atores como no uso de objetos em cena. Para contar a aventura de Alice que mergulha em um mundo cheio de enigmas e fantasias, a Cia lança mão de diversos elementos, como: cenários que se movem e se transformam em diversos ambientes, objetos de brinquedo que ajudam a compor os personagens e a utilização de projeção de vídeos. O Coelho Apressado, A Rainha de Copas, A Duquesa, A Lagarta, O Chapeleiro Maluco, Os Animais da Floresta, As Cartas de Baralho e Alice, encontram-se novamente para recontar essa história que tem mais de 150 anos, mas não deixa de encantar crianças e adultos.



Fonte da notícia: Site da Prisma Cultural

Nenhum comentário: