Para relembrar!
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Texto do livro “Consciência pelo movimento”de Moshe Feldenkrais
terça-feira, 25 de novembro de 2008
A estréia se aproxima...
O que fazer agora?
O que montar?
A gente sempre acha que tem um compromisso especial depois de um certo tempo de trabalho, que tem que fazer algo fantástico, que precisa ter uma idéia brilhante! Bom, como a idéia brilhante não cai do céu, decidimos trabalhar. Pensamos então, em olhar para trás e observar, que tendências foram mais fortes no nosso trabalho até aqui.
Em nenhum momento de nossa história procuramos pesquisar uma linguagem específica, ao contrário, nos atraía experimentar temas e linguagens distintas. Porém, a partir da montagem de “A História do Homem que se Transformou em Cachorro” encontramos algumas pistas de algumas coisas que gostamos de fazer. E foi perseguindo estas pistas, que nasceu o espetáculo “A Ingênua”. Porém não sabemos e não queremos classificar nada! Mas podemos dizer que nos interessa mesclar texto, muito texto e corporalidade do ator. Gostamos também de brincar com ritmo e distorcer, muitas vezes, os movimentos que contém a ação. Gostamos de trabalhar com a máscara, sem máscara, e sobretudo, falar do universo humano que se esconde por trás desta máscara.
O que encontramos a partir da obra de Griselda Gambaro (dramaturga argentina) nos pareceu um bom pretexto para experimentar. E brincamos muito! Aproveitamos nesta montagem toda a nossa experiência dos jogos de nossos espetáculos voltados para crianças e a profundidade dos dramas experimentados nos espetáculos voltados para adultos.
Porém, sempre acreditamos, que até o momento em que um espetáculo estréia, temos apenas uma parte do processo. O melhor e mais instigante, ainda está por vir...
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Vem aí:
A Ingênua
Breve!
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Uffffa!!!
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
"Lili reinventa Quintana" vai ao Paraná!
Misto de espetáculo teatral e instalação, Lili reinventa Quintana é uma viagem pelos textos, contos, poemas do escritor Mario Quintana. Foi criado no ano de 2006 quando o mesmo estaria completando seu centenário de nascimento.
De lá a Cia. retorna para exercitar seu "voto consciente" nas eleições municipais!
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Tavinho e Denise no palco do TAC!
''Foi no sábado, dia 26 de julho, que algo de muito extraordinário aconteceu no palco do Teatro Álvaro Carvalho. Nele estavam os músicos mineiros Beto Lopes e Tavinho Moura, a atriz Denise Luz, da Cia. Téspis de Teatro, e o grupo Poré Poré. A atriz leu textos do livro de Tavinho Moura. Tavinho e Beto deram espetáculo no violão. O grupo Poré Poré se comportou como gente grande no palco. Foi uma noite para consagrar o Floripa Instrumental. Vida longa a ele."
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Téspis Cia. de Teatro participa do lançamento do livro de Tavinho Moura.
Tavinho Moura, lança o livro Maria do Matué - Uma estória do Rio São Francisco hoje (20h) aqui em Florianópolis (no Teatro Álvaro de Carvalho) dentro da programação do Floripa Instrumental. Eu e Denise teremos o imenso prazer de estar partipando deste lançamento. Denise da Luz fará leitura de partes do belíssimo livro durante o show do mineiro, enquanto eu estarei fazendo a iluminação.
Um pouco mais sobre o livro você pode ler aqui!
sábado, 28 de junho de 2008
Novo Curso e Apresentação de Medéia em Florianópolis!
Em Florianópolis acontece o Vértice Brasil, encontro e festival de teatro feito por mulheres, que reunirá em julho de 2008, artistas de vários lugares do país e de países vizinhos, criando uma versão nacional para o Projeto Magdalena, rede internacional de mulheres de teatro que nos últimos vinte anos vem criando oportunidades de colaboração artística e criação de correntes de apoio mútuo, tendo gerado grande número de encontros e festivais em todo o planeta.
A Téspis Cia. de Teatro, além de participar das oficinas, estará apresentando o espetáculo Medéia no dia 17/07(quinta-feira), as 21h, na UDESC. Medéia é uma versão da tragédia de Eurípedes em forma de monólogo. A tônica do espetáculo é o amor transformado em ódio. A peça evolui de uma Medéia abatida pelo repúdio do marido, esposa traída que definha no leito, aparentemente conformada com a sorte, para uma mulher animada por um terrível desejo de vingança e extermínio, que não se detém diante do infanticídio para aniquilar completamente o marido. Com Denise da Luz, direção de Max Reinert.
O propósito da oficina é repassar os princípios básicos de atuação que norteiam os trabalhos da Cia. na tentativa de entender quais são os pré-requisitos para que um ator possa estar em cena de maneira adequada e explorando ao máximo seus recursos expressivos.
A oficina terá 15 horas de duração, divididas nos seguintes horários: Sexta-feira das 19h as 22h e sábado e domingo das 9h as 12h e das 14h as 17h. Informações e inscrições podem ser feitas diretamente no Instituto Sentir (Rua 916, no. 461), por pelo telefone 3363 4590 ou ainda por e-mail: sentirpsicologia@bol.com.br.
Para o segundo semestre a Cia. prepara um curso permanente com a duração do período letivo, absorvendo as pessoas que tenham interesse em desenvolver um trabalho mais de longo prazo e aprofundar suas potencialidades expressivas, tanto no trabalho como ator/atriz quanto em suas respectivas profissões.
quarta-feira, 11 de junho de 2008
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Hanamy... em vídeo!
segunda-feira, 31 de março de 2008
Linha do Tempo!
Assim, no papel (ou na tela, como preferirem), todas as ações que realizamos parecem ter o mesmo peso, mas não é verdade. Nesta linha do tempo fica apenas a sinalização de muitas transformações e aprendizagens.
De qualquer forma, compartilhamos com vocês um pouco de nossa história, desde 08 de dezembro de 1993 até hoje... quando nos aproximamos do aniversário de 15 anos da Cia.
Espero que gostem!
Se quiserem fazer uma linha de suas histórias também, acesse CircaVie!
quarta-feira, 5 de março de 2008
Uma Experiência Intercultural???
Odeio dar nome aos bois, apesar de adorar definições. Me explico: apesar de gostar de termos claros para designar os fatos, detesto essa mania "acadêmica" de ter que classificar, enquadrar ou nomear tudo. Existem experiências que são "inomináveis". Mas como narrá-las então? Quando se passa da sensação ao papel não temos como fugir, torna-se necessário "dar nome aos bois".
Então vamos lá: tentarei relatar da maneira mais clara, uma impressão bastante pessoal, da experiência "intercultural" ou do "intercâmbio cultural" ou da "fusão de culturas" que tivemos recentemente com nossa turnê em Portugal.
Ao sairmos daqui, como olhávamos a distância, e tínhamos uma vaga idéia de onde íamos aportar, pensava: Portugal deve ser muito parecido com o Brasil.Até porque a língua é a mesma, uma dificuldade a menos para transpor. Depois, segundo consta na história oficial, foram eles que "nos descobriram" e por aqui certamente deixaram muito de suas raízes,etc,etc,etc.
Ledo engano! Felizmente! Sim, porque se em princípio pensava que eram iguais a nós, por outro lado seria uma decepção constatar que são mesmo iguais a nós. Me explico. É evidente que a formação de um povo é influenciada por uma série de fatores. E nós, brasileiros, somos aquela mistura resultante de uma série de imigrantes de vários países e, como "diz a lenda", somos um povo eminentemente antrópofago, que está sempre assimilando e absorvendo novas influências. Por estes fatores, evidentemente, seria ingenuidade pensar que chegaríamos a Portugal e nos veríamos espelhados aí. Portugal é apenas uma parte do espelho do nosso caleidoscópio multi, multi...não sei, só sei que é multi. Lembrem-se que não gosto, ou assumo, tenho dificuldade em definir as coisas, embora tenha necessidade de fazê-lo.
A língua não é a mesma, não senhor! Não é mesmo! Por acaso alguém aí já ouviu falar em "rebuçado"? Parece qualquer coisa, menos o que é para nós: bala. Isso, bala! Não de revólver, a de chupar. Porque bala de revólver para eles é bala mesmo! Não querendo baixar o nível da "prosa" mas para eles, cú é bunda e bunda é cú. Aí é necessário tomar cuidado, "percebem"? Para não ofender ninguém. Apesar que, por lá, palavrão não é ofensa, é interjeição!
As vogais são muito fechadas em alguns casos. Lembro-me de um rapaz que quase teve um orgasmo quando nos ouviu falando. Me explico: dizia ele excitadíssimo: brasileiros! Adoro como vocês falam esse português aberto!
A comida, é ótima!!! Cada um de nós deve ter voltado com pelo menos,uns dois quilos a mais. São hospitaleiros e recebem muito bem! Nisso somos parecidos, hein?! Risos!!!
Bom, seria necessário uma tese para citar,comparar e avaliar as nossas inúmeras diferenças e semelhanças. Mas isso deixo para os doutores, isso é apenas o relato, como disse inicialmente, de uma impressão bastante pessoal da nossa experiência.
E o teatro?Sim, pois foi isso que fomos fazer por lá, não? Teatro! Apresentamos espetáculos, ministramos cursos, workshops....trinta e cinco dias de muito trabalho!!! Bom, mas acho que isso é assunto para um novo...um novo...que nome tem mesmo isso que a gente escreve aqui? Uma postagem, simplesmente?! Gostei! Não parece muito rebuscado!
Então...como dizia, é assunto para uma nova postagem!
Até lá!
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
Téspis Cia. de Teatro realiza última apresentação na Europa neste sábado!
"Nosso maior prazer é poder ter o trabalho reconhecido por onde estivemos. Os convites para retornar com outros trabalhos são um retorno positivo sobre as ações que desenvolvemos por aqui." - diz Max Reinert, diretor artístico da Cia. Segundo a atriz Denise da Luz, "Portugal se mostrou bastante receptiva ao brasileiros e com certeza há muitas coisas por realizarmos juntos. Só que na próxima vinda, esperamos poder aproveitar um pouco do verão e fugir do frio!"
"Medéia" obteve um retorno bastante favorável do público nas três cidades em que se apresentou até hoje e neste sábado não deve ser diferente. O Centro Cultural de Ferjães fica localizado no limite entre as cidades de Viana do Castelo e Esposende e oferece ao público gratuitamente a apresentação do espetáculo, que contou com o apoio da municipalidade para custear as despesas de produção, prática bastante comum nesta região.
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
Estreou!!!
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
Agenda Lotada!!!
Várias apresentações e também os ensaios finais da performance de finalização do Curso Intensivo de Atores!
Quase que nem conseguimos entrar aqui no blog para mantê-los informados...
De qualquer forma, aí vão algumas fotos:
Apresentação de Hanamy na Velha-a-Branca
Ensaios de A História do Homem que se Transformou em Cachorro com os alunos do Curso Intensivo de Atores
Apresentação de Histórias por Todos os Lados no Instituto Português para Juventude
E neste final de semana,além da apresentação de Medéia, na sexta -feira, em Fafe... tem Medéia também no sábado, aqui em Braga!