quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Curso de Teatro da Téspis encerra neste domingo com apresentação de Experiência Cênica



Quando Nelson Rodrigues, em 1951, escreveu o monólogo "Valsa no. 6" para a estréia como atriz de sua irmã Dulce Rodrigues nos palcos cariocas, ele certamente não imaginava ver este mesmo texto ser remontado, anos mais tarde, por 20 pessoas ao mesmo tempo. E é desta forma que os alunos do Curso de Teatro da Téspis Cia. de Teatro apresentam no dia 08 de dezembro, em duas únicas sessões (19h e 20h), no auditório da Casa da Cultura Dide Brandão, este exercício cênico criado para marcar o final deste ano de aprendizado.

O texto escrito por Nelson nos mostra uma personagem atormentada por vozes e pensamentos que não consegue terminar de compreender. Dentre elas destaca-se a presença de Sônia e da valsa de Chopin que dá nome à obra. Sônia passa a ser então a principal antagonista desta obra-investigação, já que, desde o início da obra, somos informados que um assassinato aconteceu.

Distante de uma abordagem realista, no exercício levado a cena pelos alunos do Curso de Teatro da Téspis, a fragmentação da personalidade da personagem é potencializada 20 vezes, pois todos os alunos assumem o lugar de Sônia. Todos são, ao mesmo tempo, essa figura que busca compreender as causas de sua própria morte.

Por não se tratar de um espetáculo profissional, não haverá cobrança de ingressos para as duas apresentações do próximo domingo. Mas, como os lugares são limitados à capacidade do auditório da Casa da Cultura Dide Brandão (80 lugares), serão distribuídas senhas a partir das 18h, neste mesmo dia.

Sobre o Curso de Teatro da Téspis

Dar aos alunos uma noção sobre Teatro é um dos principais objetivos do Curso da Téspis. Além de levá-los a um lugar longe dos esterótipos que existem sobre a profissão do ator e oferecer novas visões sobre práticas contemporâneas, o curso proporciona uma vivência sobre as distintas fases que envolvem a prática teatral. Desde os exercícios psico-físicos que buscam ampliar os limites de cada aluno/ator até o diálogo com os elementos que compõem a cena teatral. Como uma das etapas desse processo, a relação com o público é experimentada com um exercício cênico aberto.

SERVIÇO

O quê? Valsa no. 6 - Encerramento do Curso de Teatro da Téspis
Onde? Auditório da Casa da Cultura Dide Brandão
Quando? Dia 08 de dezembro (domingo), às 19h e 20h (duas apresentações)
Quanto? Entrada Franca (com distribuição de senhas 1h antes)

Ficha Técnica
Texto: Nelson Rodrigues
Direção e Adaptação Denise da Luz
Assessoria no Curso e Operação Técnica Jônata Gonçalves
Iluminação Max Reinert
Alunos/Atuadores Adala Agatha da Silva Gonçalves, Adriani Vieira, Ana Beatriz Vieira Cardoso, André Luiz Thieme, Bibiane Oliveira, Bruna Rogge Conte, Cristian Adriel Ruediger, Gabriel dos S. Passos, Gabriel Felipe Spronello, Guilherme Raphael Caldeira, Isabel Wolf Pinto, Jadson Antonio Rita Neto, Katrine Duarte, Lucas Santos da Costa, Magna Yanca da Silva Guimarães, Mariana Righetto Pioli, Mayara Cristina da Conceição, Paula Ariel Kerscher, Vinicius Avi e Willian Meirinho

Um comentário: