terça-feira, 18 de novembro de 2014

Grupo de Estudos Teatrais orientado pela Téspis Cia. de Teatro estreia espetáculo em Itajaí


“A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão." 
(Albert Einstein)

Sobre o Grupo

O Grupo de Estudos Teatrais (GET) nasceu como um curso livre de teatro oferecido pela Téspis Cia de Teatro na Casa da Cultura “Dide Brandão” no ano de 2013. Para a finalização desta primeira experiência que durou oito meses, foi montada uma adaptação do texto de Nelson Rodrigues: “A Valsa nº 6”, que realizou duas apresentações para o público em geral.
Com o intuito de dar continuidade e aprofundar os estudos sobre o fazer teatral, a Téspis, através de convênio celebrado com a Prefeitura Municipal de Itajaí, através da Fundação Cultural de Itajaí, passou a orientar um processo com os alunos que decidiram continuar sua formação na área em questão, a partir da montagem de um espetáculo de maneira colaborativa, onde os alunos propuseram os temas (através de pesquisa de matérias de jornais, internet, etc), improvisaram as cenas, contribuíram na construção dos cenários e da sonoplastia. Este trabalho, que com as apresentações deverá completar um período de dez meses, teve como objetivo oferecer aos alunos uma oportunidade de construir uma técnica particular de atuação, através de ferramentas oferecidas durante as aulas, com o intuito de conquistar autonomia na elaboração de seu próprio processo criativo.
Não se forma um ator em um ano, nem em dois, talvez nem em dez, pois ao contrário do que muitas vezes ainda se apresenta com um pensamento vigente, este é um trabalho que requer muito estudo, exercício, entrega e dedicação. Portanto, “Sobre o Tempo” é por assim dizer, uma mostra do momento do processo em que o GET se encontra.
O que está por vir?
Só o tempo poderá nos dizer!

Sinopse:

Quanto tempo dura 40 segundos? Quanto tempo dura a sua idade? Quanto tempo dura 400 horas apaixonadas? Quanto tempo dura 04 horas na prisão? Quanto tempo dura uma recordação? Quanto tempo dura 95 anos? Quanto tempo dura 25 anos? Quanto tempo dura uma pergunta sem resposta? Quanto tempo dura uma vida?
Variações sobre o tempo são a tônica que permeiam este espetáculo, onde fragmentos de diversas histórias se cruzam, criando um mosaico anacrônico sobre o poder deste fator implacável na vida da humanidade.

Todo aquele que é deveras um artista deseja criar em seu íntimo uma outra vida, mais profunda, mais interessante do que aquela que realmente o cerca.
(Constantin Stanislavski)

Ficha Técnica

Um processo orientado por Denise da Luz e Max Reinert, com assistência de Jônata Gonçalves
Alunos/Atores: Adriani Vieira, Ana Beatriz Vieira Cardoso, André Luiz Thieme, Bibiane Oliveira, Bruna Rogge Conte, Charles Camargo Teixeira, Douglas Fernandes de Moraes, Gabriel Felipe Spronello, Guilherme Raphael Caldeira, Isac Pereira Duarte, Mariana Righetto Pioli, Mayara Cristina da Conceição, Paula Ariel Kerscher e Rogerio Ferraes
Direção, Cenário e Figurinos: Denise da Luz
Dramaturgia e Iluminação: Max Reinert
Sonoplastia: André Luiz Thieme, Mayara Cristina da Conceição e Max Reinert
Operação Técnica: Jônata Gonçalves
Costuras: Lélia Machado de Melo

Um projeto da Téspis Cia. de Teatro, mantido por convênio com a Prefeitura de Itajaí, através da Fundação Cultural de Itajaí
Apoio: Casa da Cultura Dide Brandão

Serviço 

O quê? Espetáculo Sobre o Tempo 
Quem? GET – Grupo de Estudos Teatrais 
Quando? 06, 07, 13, 14, 20 e 21 de dezembro – sempre as 19h
Onde? Auditório da Casa da Cultura Dide Brandão de Itajaí 
Quanto? 01 kg de alimento não perecível 
Senhas distribuídas 30 minutos antes do início do espetáculo

....

Nenhum comentário: