A Téspis Cia de Teatro está em festa, a semana está repleta de comemorações.
Ao mesmo tempo em que a companhia completa nesta segunda feira - 08 de dezembro - 21 anos de fundação e ainda comemora a sua aprovação no Edital Petrobrás Sócio-Ambiental, acabou de receber a notícia de que foi novamente premiada pelo Edital Iberescena.
Em 2012, a Téspis recebeu o prêmio na categoria "Co-Produção de Espetáculos", com o qual financiou a montagem do espetáculo "Esse Corpo Meu?" em parceria com a Periplo Compañia Teatral (Buenos Aires, Argentina). Neste ano, foi uma das 12 propostas selecionadas de todo o Brasil, na categoria "Ajuda nos Processos de Criação Dramatúrgica e Coreográfica - em Residência", com o projeto "Questão de Gênero".
O Fundo de ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas IBERESCENA, foi criado em novembro de 2006, tendo como base as decisões adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo, celebrada em Montevidéu (Uruguai), relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração das atividades de artes cênicas ibero-americanas.
O Iberescena, através do seu Edital, pretende promover os Estados membros e, por meio de ajudas financeiras, criar um espaço de integração para as Artes Cênicas. Seus objetivos principais são : Fomentar a distribuição, circulação e promoção de ibero-americanos. Incentivar as co-produções de espetáculos entre os órgãos públicos e/ou privados da cena ibero-americana e promover a sua apresentação no espaço cênico internacional. Promover a difusão de obras de autores ibero-americanos. Apoiar os espaços cênicos e os festivais Ibero-americanos, priorizando em sua programação, produções regionais. Favorecer o aperfeiçoamento profissional, nos setores de teatro e dança, principalmente no campo da produção e gestão.
Atualmente, o Fundo Iberescena é integrado por 12 países, que financiam o programa pela Secretaria Geral Ibero-americana. São eles: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Perú, Uruguai e SEGIB.
Este prêmio ajuda a fortalecer o intercâmbio que a Téspis Cia. de Teatro mantém com a Periplo Compañia Teatral e proporcionará a criação de um novo texto teatral durante residência no El Astrolábio Teatro, em Buenos Aires, Argentina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário