quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Reciclando com Arte chega à sua Quarta Etapa


Iniciativa tem patrocínio da Petrobras para levar a escolas apresentações de teatro que discutem sustentabilidade ambiental

Patrocinado pela Petrobras, o projeto “Reciclando com Arte” tem sequência nesta segunda-feira (5/10) com apresentação do espetáculo teatral “Cabeça de Papel”, da Téspis Cia. de Teatro, para escolas da rede municipal de Itajaí. Até ano que vem, cerca de 22 mil alunos do ensino fundamental e educação infantil de 20 bairros da cidade irão assistir às apresentações. Para a construção das personagens e cenários, utilizou-se materiais que vão desde sacolas plásticas a um chuveiro velho. O projeto foi um dos cinco selecionados em Santa Catarina pelo Programa Petrobras Socioambiental.

O espetáculo conta a história de Cabeça de Papel, que vive num lixão e se alimenta do que as pessoas jogam fora. Ele nasce como uma pequena caixa de papelão, e à medida que se relaciona com outros seres vai ganhando formas: braços, pernas, corpo e cores; passa por várias fases como infância, adolescência e idade adulta.

Dessa forma, apesar de ser ‘um boneco de sucata’, ele transita por todas as fases do desenvolvimento humano, para provocar justamente a empatia na plateia, que através de um comportamento reconhecível, pode identificar-se com a personagem”, explica a coordenadora do projeto, Denise da Luz.

Toda a peça foi pensada para discutir questões de sustentabilidade de maneira lúdica. Para tanto, foi criada uma personagem que nasce e se desenvolve a partir do lixo e transforma sua realidade sem necessariamente sair dela.

Até chegar à versão final do boneco Cabeça de Papel, feito de caixas de papelão e tinta, foram testados cerca de quatro protótipos para experimentar como funcionariam em cena e qual o melhor para manipular. O processo de montagem de todo o cenário durou aproximadamente três meses e a base é feita de alumínio e madeira, coberto por um tecido com sacolas plásticas coladas e finalizado com tinta.

O espetáculo tem direção artística de Max Reinert e a atuação dos atores/manipuladores Jônata Gonçalves, Cidval Batista e Monique Neves.


Workshop e oficinas
Além das apresentações teatrais, os alunos participarão de workshop de construção de bonecos de sucata, que também serão levadas a 500 professores de Educação Artística e do ensino fundamental. A intenção é discutir a importância do reaproveitamento de materiais recicláveis.

É importante que os professores estejam preparados para dar continuidade à discussão e conscientização da proposta do nosso projeto. Com as oficinas, os profissionais poderão aplicar as técnicas em sala de aula”, diz Denise.

Programa Petrobras Socioambiental
Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras investe em projetos de todo o país, com foco nas seguintes linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Programação de outubro
Dia 05 de outubro (2ª feira) 10h e 14h
G. E. Guilhermina Büchele Müller - Rua Abraão Bernardino Rocha, 150, Fazenda.

Dia 08 de outubro (5ª feira) 10h e 14h
G. E. Carlos de Paula Seára - Rua Pedro José João, 237, Nossa Senhora das Graças.

Dia 09 de outubro (6ª feira) 10h e 14h
E. B. Profª Maria Rosa Heleno Schulte - Rua Fermino Vieira Cordeiro, 2165, Espinheiros.

Dia 14 de outubro (4ª feira) 10h e 14h
E. B. Tereza Bezerra de Athaíde - Rodovia Jorge Lacerda, s/nº, Espinheiro Cima.

Dia 16 de outubro (6ª feira) 10h e 14h
E. B. Francisco Celso Mafra - Av. Itaipava, 4.107, Itaipava.

Dia 26 de outubro (2ª feira) 10h e 14h
CEDIN Lucy Canziani - Rua Pedro Joaquim Vieira, 337, S. Judas.

Dia 28 de outubro (4ª feira) 10h e 14h
E. B. Profª Judith Duarte de Oliveira - Av. Itaipava, 2.125, Itaipava.

Dia 30 de outubro (6ª feira) 10h e 14h
E. B. Maria Dutra Gomes - Rua Jacob Ardigó, 117, Dom Bosco.


Nenhum comentário: