quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Tem ESSE CORPO MEU? e UM, DOIS, TRÊS: ALICE! no Floripa Teatro


A Téspis Cia. de Teatro participa, na próxima semana, do Floripa Teatro - 22º Festival Isnard Azevedo com dois espetáculos!

O ano era 1994. A Téspis Cia. de Teatro tinha acabado de nascer e recém estreava seus primeiros trabalhos. Um destes trabalhos chamava-se "O Contador de Histórias" e era a primeira incursão do grupo pelo teatro de bonecos. Com direção coletiva de Daniele Couto, Denise da Luz e Max Reinert, esse trabalho foi o primeiro espetáculo do grupo a se classificar em um festival. Era o 2º Festival Nacional de Teatro Isnard Azevedo em Florianópolis e dali, várias portas se abriram para nós!

Eis que, 20 anos depois, nós retornamos ao Isnard, agora rebatizado de Floripa Teatro - Festival Isnard Azevedo, para nossa sexta participação (além de "O Contador de Histórias", já apresentamos "Menino Navegador", "O Pequeno Planeta Perdido", "Bodas... - um ato cotidiano" e "Medeia"). E, neste ano, teremos a honra de realizar a abertura oficial deste que é o maior festival do estado e um dos mais importantes do país.

No dia 17 de outubro, as 21h, "Esse Corpo Meu?" sobe ao palco do Teatro Ademir Rosa, no CIC - Centro Integrado de Cultura, para fechar este ciclo aberto há tanto tempo e, esperamos, abrir outro. Mas não paramos por aí!  No dia 19, tem mais Téspis no Floripa Teatro: "Um, Dois, Três: Alice!" se apresenta dentro da programação de espetáculos para crianças. Dessa vez, o endereço é o Circo da Dona Bilica, no sul da ilha de Floripa e as funções acontecem as 14h30 e 20h.



"Esse Corpo Meu?"
Criada como coprodução entre a Téspis Cia. de Teatro e a Periplo, Compañia Teatral de Buenos Aires, Argentina, tem a direção de Diego Cazabat e no elenco, Denise da Luz e Max Reinert, são dois corpos a procura de uma identidade:

O que é feminino? O que masculino? O que é um corpo bonito? O que é ser normal? Esse corpo meu? O espetáculo discute os padrões sociais em que tentamos nos enquadrar todos os dias, para sermos aceitos, para sermos felizes. Dentro de uma linguagem performática, onde várias cenas são apresentadas sob forte impacto musical para formar um conjunto, a peça que investe no trabalho corporal dos atores e tem textos apenas em off, desfila, de uma maneira bem humorada, um panorama de conflitos sobre padrões de gênero, de beleza, de moda e do que sobra afinal, de original, em cada um de nós.

A produção, estreada em março de 2014, foi realizada através do Edital Iberescena de Coprodução entre países iberoamericanos e do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina. Desde sua estreia, o espetáculo já passou por 09 festivais nos estado de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.




"Um, Dois, Três: Alice
Para reconstruir o universo fantástico criado por Carroll, a Cia. apostou na ressignificação dada para objetos comuns e cotidianos, encontrados facilmente na casa de qualquer pessoa. Além disso, através do jogo de cena apresentado pelos atores, o espetáculo abre um campo imaginário facilmente reconhecível nas brincadeiras infantis. Onde, nesse caso, todos podem ser Alice e correr atrás do coelho, ou ser o Chapeleiro Maluco e se deliciar com um pontual e inusitado chá das cinco.

Se por um lado tudo já parece ter sido feito com esta obra, percebemos que algumas ideias que temos sobre ela não passam de uma pequena parte de seu potencial gerador de signos e relações criativas. Dessa forma, optamos por jogar com todas as ideias que tínhamos pré-estabelecidas sobre as Alices de Carroll e também com a linguagem com a qual ele estabelece em seus dois livros utilizados para construir essa encenação”, explica Max Reinert, diretor do espetáculo, que conta com Denise da Luz, Jônata Gonçalves e Cidval Batista Jr no elenco.

Estreado em junho de 2013, "Um, Dois, Três: Alice!" já passou por mais de 16 eventos e festivais de teatro. Se apresentou em mais de 30 cidades catarinenses e também nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e no Distrito Federal, tendo realizado mais de 60 apresentações.

Nenhum comentário: